Durante o desenvolvimento das pesquisas, foi uma grande experiência para todos envolvidos. Percebemos que com simples ações se faz a diferença na aprenedizagem dos nossos educando, nos quais descobrimos muito talentos que até então estavam adormecidos; por isso e muito mais, acreditamos que vale a pena o trabalho do professor, desenvolver seus projetos usando as tecnologias, principalmente nos dias de hoje que se fala muito em inclusão digital, levar o aluno a avançar no seu percurso de aprendizagem em relação às competências de análise e interpretação de textos, fatos e situações, construindo seus próprios conceitos. Estes são avaliados pelo professor com observações, questionamento, apresentação e exposição de trabalhos.
Ao propor aos alunos a realização dessas pesquisas, as salas foram divididas em grupos, os temas foram lançados:Capitalismo/Socialismo, Imperialismo Europeu, Primeira e Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, Aguecimento Global, Biotecnologia, Energia Nuclear, Poluição Ambiental e Desigualdade Social. Os recursos utilizados foram: quadro-giz, leitura de imagem, mapas e gráficos, textos, retroprojetor e laboratório de informática para pesquisa, digitação e ilustração dos trabalhos. Foi perceptível a determinação dos grupos em desenvolver as atividades relacionadas às pesquisas, a curiosidade e o gosto pelos assuntos abordados, a interação e respeito mútuo com os colegas de grupo, com a tecnologia, a seriedade para resolver questões e impasses surgidos no decorrer das ações, dicção fluente, boa leitura e escrita, clareza e confiança na apresentação dos trabalhos. Foi notório no decorrer das atividades, o papel do professor orientador da aprendizagem, uma vez que, os alunos bem orientados têm autonomia para ir à busca da descoberta e da aprendizagem. os alunos foram avaliados do início ao fim dos trabalhos. Observando a participação, o desenvolvimento, a criatividade através de suas conclusões.
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